Economia
Ibovespa futuro abre semana em alta, na contramão do exterior
Bolsas globais operam mistas após Bitcoin desabar no final de semana, contaminando as ações techs
O Ibovespa futuro abre esta segunda-feira, 6, em alta de 0,41%, aos 106.062 pontos, estendendo os fortes ganhos da última semana após a aprovação da PEC dos Precatórios no Senado.
O movimento vai na contramão das bolsas em NY, que operam mistas após o Bitcoin desabar no final de semana, perdendo quase ⅕ de seu valor no último sábado e elevando o sentimento de aversão a risco no mercado de ações.
A moeda foi afetada por um cenário volátil nas bolsas globais, em meio aos receios com a nova variante do coronavírus, a ômicron, e expectativa de que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) acelere a política de corte de estímulos.
Por aqui, as atenções devem continuar com a PEC dos precatórios, que após aprovação no Senado volta para a Câmara antes de ser promulgada.
Os papéis da Petrobras também devem ficar no radar dos investidores após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que a estatal começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível.
A declaração, dada ao Poder360 neste domingo, dia 5, pode impactar as ações da companhia em um dia de alta para o petróleo, que sobe mais de 3% com notícias de que a Arábia Saudita, principal exportador global, aumentou os preços do insumo vendido para a Ásia e os Estados Unidos.