Brasil
Horário eleitoral começa nesta sexta-feira, com propagandas no rádio e na TV
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que têm as coligações mais fortes, terão direito a metade do tempo total distribuído entre os candidatos à Presidência
Começa nesta sexta-feira, 26, o horário eleitoral gratuito, com propagandas no rádio e na televisão dos candidatos que concorrem aos cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais nas eleições de outubro. As peças serão veiculadas até 29 de setembro.
Serão dois blocos de propagandas por dia no rádio, às 7h e às 12h, e dois na televisão, às 13h e às 20h30. Cada um terá 12 minutos e 30 segundos de duração. Além disso, haverá inserções de 30 segundos durante a programação das emissoras, entre 5h e meia-noite.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu em 23 de agosto o tempo que cada candidato à Presidência da República terá para as exibições. À frente na disputa pelo Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que têm as coligações mais fortes, terão direito a metade do tempo total distribuído entre todos os candidatos (veja a divisão completa abaixo).
As propagandas dos candidatos à Presidência serão exibidas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. As dos candidatos a deputados federais serão nesses mesmos dias, em horários diferentes, e as dos candidatos a governadores, senadores e deputados estaduais/distritais entrarão no ar às segundas, quartas e sextas-feiras.
Dos 12 candidatos à Presidência, sete terão espaço gratuito na televisão e no rádio. Ficarão de fora Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Eymael (DC), por não terem cumprido a chamada cláusula de barreira, regra de desempenho exigida para que os partidos tenham acesso ao tempo de propaganda e ao fundo partidário.
Divisão do tempo
Veja como foi distribuído o tempo de propaganda eleitoral gratuita, organizado do maior tempo para o menor:
- Lula (PT): 3 minutos e 39 segundos
- Jair Bolsonaro (PL): 2 minutos e 38 segundos
- Simone Tebet (MDB): 2 minutos e 20 segundos
- Soraya Thronicke (UB): 2 minutos e 10 segundos
- Ciro Gomes (PDT): 52 segundos
- Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos
- Luiz Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos
Ordem de exibição
Veja a ordem sorteada pelo TSE para o dia 26 de agosto:
- Roberto Jefferson (PTB)
- Soraya Thronicke (UB)
- Felipe d’Avila (Novo)
- Lula (PT)
- Simone Tebet (MDB)
- Jair Bolsonaro (PL)
- Ciro Gomes (PDT)
Inserções
Durante os 35 dias de propaganda eleitoral gratuita, os candidatos também terão direito a inserções de 30 segundos na programação:
- Lula (PT): 286 inserções
- Jair Bolsonaro (PL): 207 inserções
- Simone Tebet (MDB): 184 inserções
- Soraya Thronicke (UB): 170 inserções
- Ciro Gomes (PDT): 68 inserções
- Felipe D’Ávila (Novo): 29 inserções
- Roberto Jefferson (PTB): 33 inserções