Brasília

Hemocentro de Brasília registra queda de 11% nas doações em maio; estoques de sangue O+ e A- estão em níveis ‘críticos’

Publicado

em

Em abril, média foi de 168 doações de sangue por dia. Neste mês, número não passou de 150 bolsas diárias.

Bolsa de sangue coletada na Fundação Hemocentro de Brasília, em imagem de arquivo — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Em meio a retomada das cirurgias eletivas e reabertura dos hospitais de campanha no Distrito Federal, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) registrou uma queda de 11% nas doações no mês de maio. Com isso, todos os tipos sanguíneos estão com estoque abaixo do que é considerado “adequado”.

Enquanto em abril, a média foi de 168 doações de sangue por dia, em maio, esse índice não passou de 150 bolsas coletadas.

“Os sangues O+ e A- estão em níveis críticos”, diz o Hemocentro de Brasília.

 

Estoque do Hemocentro de Brasília, em 25 de abril de 2021 — Foto: Hemocentro/Divulgação

Um dos problemas enfrentados pelo Hemocentro é o não comparecimento dos doadores que agendam a coleta. Segundo a instituição, de cada 10 pessoas que marcam a doação, apenas seis vão até a FHB.

“Como a instituição está trabalhando com o agendamento obrigatório como medida de segurança durante a pandemia do novo coronavírus, o não comparecimento de doadores agendados prejudica o fluxo de coleta”, diz o Hemocentro.

Como doar?

Os doadores devem agendar atendimento por meio do site ou pelo telefone 160, opção 2. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.

Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, deve consultar site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Pessoas que tiveram Covid-19

Quem foi infectado pelo novo coronavírus deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas. Pessoas em contato com casos suspeitos ou confirmados precisam esperar 14 dias, desde o último contato.

Já os doadores que receberem a vacina contra a Covd-19 precisam esperar os seguintes prazos para doar sangue:

  • Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac: 48 horas após cada dose
  • Oxford – da farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford: sete dias após cada dose
  • Pfizer – feita pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório BioNTech: sete dias após cada dose

Critérios para doação de sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade
  • Pesar mais de 51 kg
  • Estar em bom estado de saúde
  • Estar bem alimentado
  • Evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos 3 horas antes da doação
  • Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação
  • Beber bastante água 24 horas antes de doar

O doador menor de idade deve apresentar o formulário de autorização e uma cópia do documento de identidade, com foto, do pai, mãe ou responsável. Já os idosos precisam ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue antes dos 61 anos

É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

Pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para se candidatar à doação de sangue.

Trending

Sair da versão mobile