Mundo
Grécia e Chipre acusam Turquia de ‘aumentar tensões’ ante envio de navio turco ao Mediterrâneo
De acordo com a Reuters, a Turquia deve enviar um navio de perfuração ao Mediterrâneo no início de agosto em busca de gás. Atenas e Nicósia compararam a questão com Ancara a operação russa na Ucrânia.
Grécia e Chipre acusaram a Turquia nesta quinta-feira (28) de alimentar as tensões enquanto Ancara se preparava para despachar um navio de perfuração para o Mediterrâneo no próximo mês em busca de gás natural, segundo a Reuters.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores cipriota, Ioannis Kasoulides, citado pela mídia, houve um “crescimento de retórica dura e provocativa” de Ancara, acrescentando que “estamos mantendo o tom baixo”.
O Chipre agiria em conjunto a seus parceiros da União Europeia no melhor curso de ação, completou o ministro.
Na reunião, tanto Kasoulides quanto seu homólogo grego, Nikos Dendias, compararam os eventos em Chipre à operação russa na Ucrânia, mas Dendias disse que a comparação “terminava aí”.
“Há 48 anos, a comunidade internacional não respondeu à invasão do Chipre da maneira que deveria. E temos que lembrar a todos que a [operação] invasão da Ucrânia não é o único caso de na Europa”, afirmou Dendias.
O chefe da diplomacia grega complementou afirmando que os dois governos “discutiram [tomar] certas ações na esperança de que isso evite a criação de quaisquer tensões em nossa zona econômica exclusiva”.