Brasília

Fim de semana no DF tem filme em homenagem aos 103 anos de Athos Bulcão e últimas apresentações do musical inspirado em livro de Clarisse Lispector

Publicado

em

Programação traz ainda teatro, cinema, música ao vivo, oficinas e exposições. Há opções gratuitas e pagas; confira o que fazer em Brasília neste primeiro fim de semana de julho.

Tony Winston/Agência Brasília

Teatro, cinema, música ao vivo, oficinas e exposições são algumas das atividades que acontecem no primeiro fim de semana de julho, no Distrito Federal. Um dos destaques, é a exibição gratuita de um documentário em homenagem ao aniversário de 103 anos do artista Athos Bulcão.

A programação conta ainda com as últimas sessões da mostra com os filmes do ator norte-americano Steve McQueen e o fim da temporada de apresentação do musical inspirado no livro “A Hora da Estrela”, de Clarisse Lispector – ambos em cartaz no CCBB de Brasília.

103 anos de Athos Bulcão

Athos Bulcão nasceu, no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918. Mas o carioca viveu 50 anos em Brasília, e no solo do planalto central deixou grande parte de suas obras, como o painel de azulejos azuis da Igrejinha da entrequadra 307/308 Sul.

Igrejinha das quadras 307/308 Sul, no Distrito Federal — Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Se estivesse vivo, o artista completaria 103 anos nesta sexta-feira (2). Para comemorar a data, em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Fundação Athos Bulcão lança uma exposição digital com 61 obras do artista, além de um documentário sobre a vida do carioca .

A mostra está em cartaz no Google Arts and Culture e traz obras de Athos localizadas em Brasília. Já o filme será publicado no YouTube, a partir das 0h desta sexta.

O documentário “Tela sobre Tinta”, tem 30 minutos de duração e aborda a trajetória e o legado de Athos Bulcão. É possível assistir, de graça, até o domingo (4).

Musical inspirado na obra de Clarisse Lispector

Acaba, neste domingo (4), a temporada de apresentação do musical inspirado no livro “A Hora da Estrela”, último romance lançado por Clarisse Lispector, antes de morrer. O espetáculo está em cartaz no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.

A peça “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” é encenada na quinta e sexta-feira, às 19h, e aos sábados e domingos em sessões às 16h e às 19h. O ingresso custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e está à venda na internet.

Capa do single extraído da trilha sonora do musical ‘A hora da estrela’ — Foto: Divulgação.

No sábado (3), a sessão presencial, às 16h, terá tradução em libras. Além de assistir presencialmente, o público pode conferir as apresentações pela internet. O espetáculo é transmitido pelo YouTube, nos mesmos horários das sessões no teatro.

Clarice Lispector faleceu pouco tempo depois do lançamento de “A Hora da Estrela”, em 1977. A obra narra a saga de Macabéa, imigrante nordestina cuja vida no Rio de Janeiro é marcada pela ausência de afeto e poesia.

No musical, a atriz Laila Garin assume o papel de protagonista. A direção é de André Paes Leme e a trilha sonora foi composta por Chico César. A idealização e produção são de Andréa Alves.

Cinema de graça

Chega ao Recanto das Emas, neste sábado (3), o Circuito Cine Drive In nas Cidades. Os moradores da região vão poder aproveitar sessões gratuitas de filmes até a próxima quinta-feira (8).

As exibições ocorrem em uma estrutura montada no estacionamento do Fórum, atrás da Praça do Skate.

Público assiste sessão de filme no projeto Circuito Cine Drive-in nas Cidades, no DF — Foto: Divulgação

Cada sessão terá capacidade para 100 carros, sendo que cada veículo pode ter até quatro pessoas. Por causa do espaço limitado, os ingressos devem ser retirados, com antecedência, pela plataforma Sympla.

Depois de pegar o bilhete, é preciso enviar uma mensagem com alguns dados para o WhatsApp (61) 98344-1858. As informações servem para agilizar a liberação do acesso às sessões.

Os dados devem ser enviados com, no mínimo, 12 horas antes do evento. São eles:

  • Placa do veículo usado para entrar na sessão
  • Nome e CPF do titular do ingresso
  • Código do ingresso

No local, as pessoas precisam respeitar o distanciamento entre os carros, o uso de álcool em gel e a aferição de temperatura. Confira abaixo a programação deste fim de semana:

Sábado (3)

  • 18h: Curta metragem
  • 18h30: Uma Aventura Lego 2
  • 20h40: Doutor Sono

Domingo (4)

  • 18h: Curta metragem
  • 18h30: O Rei Leão
  • 20h40: Mulher Maravilha 1984

Segunda-feira (5)

  • 18h30: Curta metragem
  • 20h40: A Freira

Terça-feira (6)

  • 18h30: Curta metragem
  • 20h40: Minha Mãe é Uma Peça 3

Quarta-feira (7)

  • 18h30 Curta metragem
  • 20h40 Coringa

Quinta-feira (8)

  • 18h30: Curta metragem
  • 20h40: Aves de Rapina – Arlequina

Festival Internacional de Teatro

 

Cena do espetáculo “Uma palhaça confinada em gaste sua lombra em casa”, da atriz Ana Luiza Bellacosta. Performance faz parte da programação do Cena Festival Cena Contemporânea, edição de 2021. — Foto: Humberto Araujo

Começou, na quinta-feira (1ª), a 22ª edição do Festival Internacional de Teatro de Brasília, o Cena Contemporânea. O evento fica em cartaz até 10 de julho, com exibição gratuita e online dos espetáculos.As obras ocupam o canal no YouTube do festival, de segunda a sábado, às 21h, e aos domingo, às 20h. Cada peça fica em cartaz durante três dias após a estreia nas redes sociais.

Além das performances artísticas, o Cena Contemporânea também conta com debates e conversas sobre o tema “Memória, afeto, revolução”. Ao todo, serão quatro encontros com especilialistas, pela plataforma Zoom (saiba mais clicando aqui). O público poderá acompanhar as discussões também pelas redes sociais.

 

Trending

Sair da versão mobile