Mundo
FAB emprega drones RQ-450 durante missão de reconhecimento aéreo (FOTOS)
A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou drones RQ-450 do Esquadrão Hórus, sedeado na Base Aérea de Santa Maria, durante missão de reconhecimento aéreo, como parte do Exercício Operacional Tínia.
Durante o exercício, a FAB empregou mais de 50 aeronaves no Rio Grande do Sul, para um treinamento que contou com mais de 800 militares das unidades da FAB, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
O Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022 contou com a aviação de caças, meios de inteligência, vigilância e reconhecimento, além de helicópteros e aviões de transporte.
A FAB realizou missões aéreas conjuntas em cenários táticos, fictícios e dinâmicos.
#Tínia2022 | A Aeronave Remotamente Tripulada (ARP) RQ-450 do Esquadrão Hórus (1º/12º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria, foi empregada para reconhecimento aéreo durante o treinamento.
📸Sgt Müller Marin#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/Sed3zO3Kn2— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) November 26, 2022
Durante combates simulados, a FAB utilizou seus recursos para a detecção de ameaças por sensores, radares ou pontos de vigilância, para designação e eliminação dos alvos.
O treinamento capacita as forças brasileiras a atuarem em diversas situações de conflito, principalmente nos cenários aéreo e antiaéreo.
O Exercício Operacional Tínia, realizado até o dia 27 de novembro nas Alas 3 e 4 em Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tem como objetivo manter a operacionalidade da Força Aérea Brasileira e seus Esquadrões Aéreos, bem como dos controladores de tráfego aéreo, Grupos de Defesa Antiaérea, de Comunicações e Controle.