Cidades
Esqueleto gigante aparece em praia do litoral de São Paulo
Ossada possui 4 metros de comprimento e pode ter pertencido a uma baleia enterrada na região há 12 anos
Um esqueleto de grandes proporções apareceu na praia da Barra do Una, em Peruíbe (SP), neste fim de semana e surpreendeu moradores da região. Com cerca de quatro metros de comprimento, a ossada pode ter pertencido a uma baleia que foi enterrada na região há 12 anos.
A carcaça foi avistada pelo pescador e monitor ambiental Marcelo Rodrigues, de 46 anos, enquanto ele andava de bicicleta no local durante o fim da tarde de sexta-feira (21). Impressionado, ele registrou fotos e publicou nas redes sociais.
– Passo por ali quase todos os dias, mas naquele dia me deparei com aquilo tudo. Corri para casa, que fica perto, para buscar o celular e tirar fotos – explicou Marcelo ao portal G1.
Para o biólogo marinho Thiago Augusto do Nascimento, responsável pelo Aquário Municipal e também presidente do Instituto Ambiecco, o esqueleto pode ter sido de uma baleia-de-bryde, de 14 metros, que encalhou já sem vida na região, em 2009, e foi enterrada na praia. A hipótese é de que a maré tenha levado a areia que cobria o animal.
– Pelos ossos, dá para confirmar que é uma baleia, mas não consigo confirmar a espécie. Em 2009, nós enterramos uma baleia-de-bryde, de cerca de 14 metros, que apareceu morta, já em decomposição, nessa mesma praia, mas não dá para afirmar que é esse mesmo esqueleto – disse Thiago ao jornal A Tribuna.
Responsável pela gestão da praia em questão, o Instituto de Biopesca vai avaliar a origem do esqueleto e a possibilidade de remoção.