Mundo

Em Assembleia Geral da ONU, Macron defende diálogo com Rússia: ‘Juntos podemos encontrar a paz’

Publicado

em

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (20) que está dialogando com a Rússia porque essa é a única maneira de “encontrar a paz”. A declaração foi dada durante sua fala na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre nesta semana.

© AP Photo / Mary Altaffer

“Estou dialogando com a Rússia e continuarei tendo isso, porque somente juntos podemos encontrar a paz”, disse Macron aos chefes de Estado e representantes dos países.
Macron disse que apenas um acordo que respeite o direito internacional possivelmente ajudará o mundo a voltar à paz.
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro em resposta aos pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), anteriormente reconhecidas por Moscou como Estados soberanos, para enfrentar o genocídio de Kiev.
Após o início desta operação, vários países adotaram sanções contra Moscou, incluindo a desconexão parcial da Rússia do sistema SWIFT (sigla em inglês para Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), o fechamento do espaço aéreo para as companhias aéreas russas e a paralisação das reservas internacionais do seu banco central.
O SWIFT é uma plataforma que conecta cerca de 11 mil instituições financeiras em mais de 200 países e serve como base do sistema financeiro internacional.
Essas medidas contra Moscou provocaram o aumento dos preços mundiais do petróleo, gás e fertilizantes, além de criar um impacto negativo nas economias dos EUA e dos países da União Europeia.

Trending

Sair da versão mobile