Brasília

Covid-19: Secretaria de Saúde do DF suspende primeira dose para crianças de 3 e 4 anos, por falta de vacinas

Publicado

em

Segundo pasta, nesta quarta-feira (3), há apenas 4 mil doses de CoronaVac, para uso como segunda aplicação. SES-DF diz que aguarda envio de novo lote pelo Ministério da Saúde.

mmm

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) suspendeu, nesta quarta-feira (3), a a aplicação da primeira dose contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos. O motivo é a falta de doses de CoronaVac, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso nessa faixa etária.

Segundo a pasta, nesta quarta, há apenas 4 mil doses de CoronaVac, todas para uso como segunda aplicação. Por isso, segundo a pasta, a primeira dose “será interrompida temporariamente até o envio de novo lote do imunizante pelo Ministério da Saúde”.

No entanto, a SES-DF garante que “todos os usuários que receberam a primeira dose estão com a segunda dose armazenada e garantida”. Questionado pelo g1, o ministério não tinha se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, “o estoque das outras vacinas de Covid-19 no DF está mantido. Portanto, usuários a partir de 5 anos devem continuar procurando as unidades de saúde para a imunização”.

A pasta afirma que “é importante que os usuários observem a data de retorno do seu cartão de vacina tanto para segunda dose quanto para os reforços”.

Vacinação de crianças

A liberação da primeira dose contra Covid-19 para crianças de 4 anos, em geral, ocorreu no dia 22 de julho. Já os pequenos de 3 anos estavam sendo atendidos durante a xepa. Ou seja, recebiam as doses que sobravam ao fim do dia nos postos de saúde, a partir das 16h.

A imunização nessa faixa etária teve início após a autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou a medida no dia 13 de julho. Até então, o Brasil só tinha vacinas autorizadas para crianças de 5 anos ou mais – a Pfizer.

A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan em 11 de março. O esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias.

Trending

Sair da versão mobile