Brasília

Covid-19: governo libera vacinação para crianças de 4 anos de forma geral no DF, a partir desta sexta-feira

Publicado

em

Medida foi anunciada pela Secretaria de Saúde. Segundo pasta, crianças de 3 anos podem ser atendidas na xepa, quando faltar uma hora para o fechamento das salas de vacina.

CoronaVac — Foto: Carla Cleto/Sesau

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, nesta sexta-feira (22), a liberação da vacinação contra Covid-19 para crianças de 4 anos, de forma geral. Os responsáveis já podem procurar os postos de imunização a partir desta tarde.

Já as crianças de 3 anos continuam sendo atendidas na xepa, ou seja, recebem as vacinas que sobrarem quando faltar uma hora para o fechamento das salas de imunização. Segundo a pasta, até quinta-feira (21), apenas 33 crianças de 3 e 4 anos tinham sido imunizadas na capital.

Até quinta, estava autorizada apenas a imunização de pequenos de 4 anos, com comorbidades. As crianças de 3 e 4 anos recebem a CoronaVac. Já as crianças de 5 a 11 anos são vacinadas com a Pfizer pediátrica.

A imunização nessa faixa etária teve início após a autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou a medida no dia 13 de julho. Até então, o Brasil só tinha vacinas autorizadas para crianças de 5 anos ou mais – a Pfizer.

A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan em 11 de março. O esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina será a mesma já aplicada na população em geral.

Em 15 de julho, o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios ampliassem a aplicação da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos. Desde então, a imunização desse público já estava autorizada a começar.

Trending

Sair da versão mobile