Brasil
Covid-19: Conselho Universitário vai definir possível retorno de aulas presenciais na UFU; cartão vacinal em dia será obrigatório
Reunião está marcada para ocorrer na tarde desta sexta-feira (4). Próximo semestre está marcado para começar no dia 2 de maio.
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deve definir a situação sobre o retorno das aulas presenciais para os cursos de graduação em todos os campi em reunião do Conselho Universitário na tarde desta sexta-feira (4). A universidade também se pronunciou sobre a vacinação contra a Covid-19 e destacou que todos que forem entrar nas unidades devem apresentar um cartão; saiba mais abaixo .
As aulas presenciais já ocorrem na universidade em alguns cursos, conforme definido ainda em 2021. Porém, nesse caso, a decisão do formato oferecido ficou a cargo das faculdades e institutos, podendo aderir também ao modelo remoto.
Até então, o ensino presencial havia sido liberado apenas para as disciplinas práticas. O atual período se encerra no dia 2 de abril, enquanto o próximo semestre letivo tem início no dia 2 de maio.
Covid-19
Outra definição é que todos que forem entrar na universidade devem apresentar um cartão vacinal. Seja aluno, servidor ou prestadores de serviço na universidade, a entrada só estará liberada se estiverem vacinados com ao menos as duas doses ou a dose única. Quem não tomou nenhuma dose está proibido de entrar na universidade.
Aulas na pandemia
A UFU suspendeu as aulas e eventos presenciais em todos os campi devido à pandemia de Covid-19 no dia 18 de março de 2020. A medida anunciada 2 dias antes era válida por tempo indeterminado. Pouco mais de um mês depois, a instituição decidiu manter a suspensão nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
No fim de junho do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou o retorno das aulas da graduação no formato remoto. No mesmo dia, a universidade anunciou a retomada das atividades de pós-graduação de forma remota.
Em setembro de 2020, a UFU abriu edital para solicitação de auxílio emergencial de inclusão digital para os estudantes que precisavam de acesso à internet para participação em atividades remotas. No fim do ano passado, a instituoção definiu o calendário acadêmico de 2021 dos cursos de pós-graduação.
Ainda em dezembro de 2020, o MPF moveu ação civil pública para que a Universidade Federal de Uberlândia retomasse as aulas presenciais e disponibilização de aulas práticas para estágios obrigatórios. No entanto, poucos dias depois o pedido foi indeferido pela Justiça.
Antes do encerramento do ano, a instituição definiu o início do calendário acadêmico do 1º semestre de 2020 para o dia 1º de março de 2021. Alguns dias após o início do semestre, a Reitoria ampliou restrições às poucas atividades, que à época, estavam sendo realizadas de forma presencial, devido ao agravamento da pandemia em Uberlândia.
Em 12 de julho de 2021, o 2º semestre letivo de 2020 foi iniciado e as bibliotecas voltaram a realizar o empréstimo de livros. Em agosto, a instituição divulgou a retomada de atividades práticas presenciais para o curso de Medicina.
No dia 27 de setembro de 2021, o Conselho Universitário da UFU aprovou a retomada de todas as atividades presenciais para o dia 29 de novembro. A data marca o início do 1º semestre do calendário acadêmico de 2021. A decisão foi regulamenta pelo Conselho de Graduação em 6 de outubro.