“Mas por mais complexa que seja a crise, ela no final deve ser resolvida por meio de negociações. Por mais complexo que seja o conflito, ele deve ser resolvido apenas por meios políticos”, ressaltou o chefe do Ministério das Relações Exteriores chinês.
Mundo
Conversa entre Xi Jinping e Zelensky é um passo importante para resolver a crise, diz MRE chinês
A conversa telefônica entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, é um passo importante para a China promover uma solução política da crise na Ucrânia, disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, durante a reunião dos ministros das Relações Exteriores da Ásia Central e da China em Xian.
“O presidente da China, Xi Jinping, conversou ao telefone com seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky. Isso é um passo importante dado pela China para ajudar a resolver a crise ucraniana, que mais uma vez mostra a posição da China voltada para a realização de negociações”, disse Qin Gang, citado pelo Ministério das Relações Exteriores chinês.
Segundo Qin, o fato de a crise ucraniana se ter desenvolvido até o estado atual tem premissas históricas profundas e razões complexas.
Nesta quarta-feira (26), o presidente da China, Xi Jinping, conversou ao telefone com seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky. Pequim comunicou que um enviado especial para os assuntos da Eurásia irá a Kiev em breve e a chancelaria russa disse “notar a prontidão chinesa”.