Geral
‘Cenário de guerra’, diz enfermeira sobre feridos em acidente com ônibus que matou 3 crianças no Piauí
O ônibus tinha 48 passageiros, três crianças morreram. Uma criança de 11 anos teve a mão decepada. O excesso de velocidade na pista teria causado o acidente, segundo a PRF.
Um cenário de guerra. Foi assim que a coordenadora de enfermagem do Hospital Tibério Nunes de Floriano, Kellyene Rocha, descreveu a chegada de mais de 20 pacientes, dos 48 que ficaram feridos no acidente ocorrido no sábado (16) na BR-135.
Três crianças morreram no tombamento que aconteceu em Colônia do Gurguéia, Sul do estado, e entre os feridos está uma criança de 11 anos que teve a mão decepada.
A enfermeira Kellyene Rocha afirmou que mais de 20 pacientes foram encaminhados até a unidade de saúde. Várias ambulâncias levaram os pacientes que tinham ferimentos diversos.
“Por volta de 11h30 recebemos a informação que estavam vindo alguns pacientes feridos, recebemos pouco mais de 20 pessoas, entre eles crianças, homens e mulheres. Foi um cenário de guerra, com várias ambulâncias. A partir do primeiro paciente que chegou, toda a equipe estava mobilizada e a postos, contamos com vários profissionais e várias especialidades. Foi bastante crítico”, explicou a enfermeira em entrevista ao Bom Dia Piauí.
Agora o Hospital de Floriano está com 11 pessoas internadas, entre elas uma criança de 11 anos que teve o braço decepado devido ao acidente. Seu estado de saúde é estável. Outra vítima ferida tem apenas 6 meses e a mãe dela também está internada.
Agora o Hospital de Floriano está com 11 pessoas internadas, entre elas uma criança de 11 anos que teve o braço decepado devido ao acidente. Seu estado de saúde é estável. Outra vítima ferida tem apenas 6 meses e a mãe dela também está internada.
Ônibus a 120 km/h
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu de Brasília com destino a Parnaíba, Litoral do estado do Piauí, quando tombou e saiu da pista, por volta das 6h30. O ônibus tinha 48 passageiros. O excesso de velocidade na pista teria causado o acidente.
Três crianças morreram: um menino de 2 anos, natural de Tutoia, no Maranhão, e os irmãos de 2 anos, natural de Águas Lindas de Goiás, de Goiás, e de 9 anos, natural de Brasília, no Distrito Federal. A mãe dos irmãos que faleceram está internada no Hospital Tibério Nunes de Floriano.
Logo após o acidente muitos passageiros ficaram presos nas ferragens e tiveram ferimentos graves. Os feridos foram encaminhados primeiramente para os hospitais em Elizeu Martins e Colônia do Gurguéia. Depois eles foram transferidos para os hospitais regionais de Floriano e de Parnaíba, que possuem mais estrutura.
O acidente
Segundo a PRF, o motorista saiu da PI-394, que não possui sinalização de velocidade regulamentar, para entrar na BR-135, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, quando o acidente aconteceu. O ônibus estava a 120 km/h, segundo a PRF.
Além do excesso de velocidade, foi constatado que o ônibus possuía assentos sem cintos de segurança e assentos com cintos de segurança ineficientes/inoperantes.
O condutor não ficou ferido e fez um teste do etilômetro que deu negativo para o consumo de álcool. Ele foi conduzido para uma delegacia de Polícia Civil onde prestou depoimento sobre o caso.