Mundo
Bombeiros franceses recuperam resíduos de hidrocarbonetos em praia da Córsega
No mar, cinco navios trabalhavam para controlar o derramamento. Um rebocador procedente de Ajaccio deve entrar em ação ao longo do dia
Os resíduos de hidrocarbonetos foram encontrados na praia de Solaro, no nordeste desta ilha francesa do Mediterrâneo, após a possível desgaseificação sem controle de um navio, disse a prefeitura da Córsega à AFP.
A gendarmeria francesa bloqueou o acesso à praia e a um “camping” próximo. Na sequência, um trator começou a filtrar os detritos restantes da areia, de acordo com um fotógrafo da AFP.
“Os resíduos se dispersaram por uma área de cerca de 500 metros de extensão e 50 centímetros de largura, de forma descontínua”, relatou a prefeitura, acrescentando que foram instalados meios para coletar esses restos de hidrocarbonetos.
No mar, cinco navios trabalhavam para controlar o derramamento. Um rebocador procedente de Ajaccio deve entrar em ação ao longo do dia.
Várias toneladas foram recuperadas no fim de semana, mas “a contaminação está cada vez mais dispersa”, disse à AFP a capitã de fragata Christine Ribbe, porta-voz da administração marítima francesa do Mediterrâneo.
O Ministério Público de Marselha abriu uma investigação e encarregou a gendarmeria marítima de tentar rastrear o navio responsável pela desgaseificação sem controle.