Tecnologia

Apple se torna primeiro app de streaming a ganhar o Oscar de melhor filme

Publicado

em

Com no ‘No Ritmo do Coração’, a empresa garantiu a estatueta que ainda não saiu para a Netflix e outra concorrentes

(Getty Images/Foto)

 

Ao ver estatueta do Oscar de ‘melhor filme’ de 2021 nas mãos dos atores e equipe de produção do longa ‘No Ritmo do Coração’, ou CODA, no nome em inglês, é fácil perder alguns detalhes que correram nos bastidores da empreitada da Apple TV Plus até a inédita premiação de domingo, 27.

Ainda que seja filmes e séries sejam uma seara recente para a Apple, que entrou há pouco mais de três anos no mercado de streaming, a vitória é marcante, sobretudo, pela discrepância entre os valores investidos frente à rivais.

Para se ter uma ideia, ‘Ataque dos Cães’, da Netflix, o outro favorito da noite, contou com um orçamento comum para indicados de 165 milhões de dólares. Já a Apple levou o prêmio com pouco mais de 10 milhões de dólares aplicados em produção.

Ainda que esses custos não sejam um fator decisivo, a estatueta veio e garantiu para a empresa uma posição à frente das concorrentes que já estão há muito mais tempo tentando alcançar a premiação de mais destaque da prestigiada cerimônia de Hollywood, e que já gastaram muito mais.

O filme segue a rotina de Ruby Rossi (Emilia Jones), o único membro ouvinte de uma família surda, enquanto ela tenta explorar uma vida longe dos parentes.

Além de ganhar ‘melhor filme’, Troy Kotsur, que interpreta o pai de Ruby, ganhou o prêmio de ‘melhor ator’ coadjuvante por seu papel no longa. Já o roteirista e diretor Siân Heder levou o prêmio de ‘melhor roteiro adaptado’.

Kotsur é o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar de atuação desde 1986, quando a atriz Marlee Matlin, que fez par com Kotsur no premiado de ontem, ganhou a indicação de ‘melhor atriz’ por seu papel em ‘Filhos do Silêncio’.

Os serviços de streaming já tiveram filmes indicados a ‘melhor filme’ várias vezes, mas até agora nenhum conseguiu tirar o cobiçado prêmio principal. A Amazon foi a primeira a emplacar com uma indicação para ‘melhor filme’ com Manchester à Beira-Mar, em 2017, mas perdeu para Moonlight.

A Netflix também viu vários de seus filmes indicados a ‘melhor filme’, incluindo Roma, O Irlandês, História de um Casamento, Mank, Os 7 de Chicago, bem como Não Olhe para Cima e Ataque dos Cães este ano.

Trending

Sair da versão mobile