Brasil
Após sucesso da rifa da fazendinha, alunos e funcionários de escola de SC celebram Dia das Crianças em pizzaria
Venda dos bilhetes possibilitou que todas as turmas do colégio celebrassem data. Rifa viralizou após vereadores caírem na risada com a leitura dos prêmios, que incluíram porcos, patos e galinhas-choca.
Alunos e funcionários da Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, em Nova Veneza, no Sul catarinense, começaram na quarta-feira (6) as celebrações do Dia das Crianças. Por conta do sucesso da rifa da fazendinha, que viralizou após a leitura dos prêmios em uma sessão na Câmara de Vereadores, foram arrecadados recursos suficientes para levar todas as turmas do colégio a uma pizzaria (veja vídeo acima da sessão).
A rifa da fazendinha foi feita para arrecadar uma quantia para fazer uma comemoração e homenagem para as crianças. Os prêmios, como porcos, patos, salame e queijo, foram doados pelos pais dos alunos. A cidade tem cerca de 13 mil habitantes e a economia é baseada na agricultura.
Após os vereadores do município caírem na risada durante a leitura dos prêmios, o vídeo viralizou e a rifa acabou vendendo 48 mil bilhetes, arrecadando cerca de R$ 100 mil. O dinheiro vai ser usado nas celebrações da Semana da Criança e também para melhorias na escola, explicou a diretora, Jussara Laíde Savio.
Na quarta, cerca de 200 pessoas, entre alunos e funcionários da unidade escolar, foram até uma pizzaria na cidade vizinha de Forquilhinha. Inicialmente, a ideia era que as turmas que vendessem mais bilhetes da rifa fossem almoçar no local. Porém, com o sucesso do sorteio, todos da unidade de ensino conseguiram participar.
“Eles estão eufóricos, felizes da vida e já estavam ansiosos por esse dia. Vamos deixar eles comerem à vontade, porque todos se esforçaram para vender os bilhetes. E claro, nós fizemos tudo isso por eles, a rifa da fazendinha sempre foi pensando no melhor para os nossos alunos”, disse a diretora.
Continuando as celebrações da Semana da Criança, nesta quinta-feira (7) o restante das turmas também irá à mesma pizzaria. Para sexta (8), haverá comemoração com cachorro-quente e entrega de lembrança. Na próxima semana, as crianças de algumas turmas também devem receber crepe e algodão-doce.
O dinheiro arrecadado com a rifa também será usado para melhorar o ensino na escola. Conforme a diretora, serão comprados televisores para as salas e outros materiais que possam ajudar os professores nas aulas.
Geralmente, o montante arrecadado com as rifas era usado para uma comemoração chamada de Rua de Lazer, em que a escola fechava a via em frente à unidade e alugava brinquedos, como cama elástica e castelo inflável, para as crianças. Este ano, isso não será possível por causa da pandemia da Covid-19.
“Mas, início do ano letivo de 2022, a gente já está deixando dinheirinho guardado para fazer a Rua do Lazer, como a gente costumava fazer”, afirma a diretora.
Prêmios
A rifa foi feita com prêmios doados pelos pais dos alunos e foi comprada por pessoas de outros estados e países. A cidade tem a economia baseada na agricultura e, por isso, na lista de prêmios estão porcos, ovos e até mesmo uma tilápia.
Cada número foi vendido por R$ 2 e as vendas terminaram no dia 14 de setembro. O sorteio foi feito por uma transmissão pelas redes sociais no perfil da escola no dia 20 de setembro.
Lista com os prêmios listados por vereadora em Nova Veneza — Foto: Câmara de Vereadores /Redes Sociais