Brasília
Após instalação de manilhas, Túnel de Taguatinga receberá pavimentação
Sistema de escoamento no trecho que liga as avenidas Samdu e Comercial tem 400 m de extensão. Desse total, faltam apenas 100 m para a conclusão
A instalação das manilhas que farão o escoamento da água da chuva é a etapa final antes da pavimentação do Túnel de Taguatinga. Dos 400 m de tubulação subterrânea na marginal sul da obra, mais especificamente no trecho entre a Avenida Samdu e a Avenida Comercial, 300 m já estão instalados.
Com duas faixas de rolamento, a pista conhecida como marginal sul vai ladear o boulevard do túnel. “O percurso que liga a Avenida Comercial à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), com 520 m de extensão, foi liberado para veículos em 1º de outubro”, relembra o engenheiro civil André Borges. “A execução da drenagem na segunda metade da via é o último passo antes da pavimentação asfáltica”.
O calibre das manilhas de concreto usadas no sistema de escoamento varia. “O diâmetro vai de 1 m a 1,2 m. Quanto mais profunda a tubulação é instalada, mais larga ela precisa ser”, explica André. “Isso porque ela conduzirá um volume maior de água do que as estruturas que estão próximas à superfície”.
A rede de drenagem vai desembocar em uma bacia de retenção localizada a 500 metros da passagem subterrânea. O tanque terá 2,5 metros de profundidade, com capacidade para receber pouco mais de 4.600 m³ de água. O reservatório vai desaguar no Córrego do Cortado.