Geral
Advogado é preso na Papuda, em Brasília, com cerca de 1 mil selos de LSD
Segundo policiais penais, profissional foi flagrado ‘escondendo algo na fiação do interfone’, na sala de atendimento da advocacia da PDF 1. Além da droga, também foram encontrados R$ 400; g1 tenta contato com defesa.
Um advogado foi preso, em flagrante, neste sábado (21) com cerca de 1 mil selos “aparentando ser a droga LSD”, dentro de uma unidade da Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. O profissional foi flagrado por policiais penais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), o advogado chamou a atenção ao ser visto recolhendo uma corda artesanal da cela que fica ao lado da sala de atendimento da advocacia, na PDF 1. Os policiais penais perceberam, então, que o profissional “escondeu algo” na fiação do interfone.
Ao revistarem o local, eles encontraram a droga. O advogado tinha ainda R$ 400, em dinheiro, conforme o relato dos policiais.
O g1 tenta contato com a defesa do advogado. Segundo a Seape, o homem foi levado para a 30ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião, ainda no sábado, e aguardava a audiência de custódia.
A Ordem dos Advogados do Brasil, no Distrito Federal (OAB/DF) informou, neste domingo (22), que “acompanhou a situação desde a prisão em flagrante, que foi comunicada à Ordem”.
“O advogado tem a prerrogativa de ficar em local separado dos demais presos e a Seccional observa o cumprimento desse direito. O caso será submetido ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF”, diz a nota.
O que é a PDF 1, onde advogado foi preso
Complexo Penitenciário da Papuda, no DF — Foto: TV Globo / Reprodução
A Penitenciária do Distrito Federal I, chamada de PDF 1, é uma das unidades do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Inaugurada em 2001, ela é classificada como uma unidade de segurança média.
Apenas um, dos quatro blocos do prédio é tido como de segurança máxima. A PDF 1 tem capacidade para 1.584 presos em regime fechado.
(G1)