Tecnologia
Acordo da UE forçará iPhones a usar carregador USB-C até 2024
Bloco concorda em exigir legalmente que todos os smartphones usem carregador comum dentro de dois anos
A UE abriu caminho para que todos os smartphones sejam legalmente obrigados a usar uma porta USB-C para carregamento, uma medida que pode ser uma dor de cabeça para a Apple , cujo iPhone é o único smartphone da marca principal sem esse tipo de conexão.
O acordo da UE será aplicado a partir do outono de 2024 para todos os smartphones vendidos no bloco, uma decisão que pode afetar substancialmente a Apple, já que o iPhone usa a porta relâmpago da Apple para carregamento com fio.
As portas USB-C foram introduzidas no modelo MacBook de 12 polegadas da Apple em 2015 e no iPad Pro no final de 2018, enquanto outros iPads vêm com a porta desde 2020.
Alguns usuários da Apple com dispositivos com o conector relâmpago elogiam sua “aderência”, com alguns reclamando que as portas USB-C ficam soltas com o tempo.
Outros expressaram seu desejo de acabar com seus pacotes de adaptadores “dongle” e substituí-los por um cabo universal para todos os produtos da Apple.
A UE disse que a mudança de regra visa reduzir o incômodo para os consumidores, bem como o lixo eletrônico, pois permitirá que os consumidores usem carregadores mais antigos para novos dispositivos.
As regras se aplicarão a “todos os dispositivos eletrônicos portáteis de pequeno e médio porte”, que incluirão telefones celulares, tablets, câmeras, teclados, alto-falantes, fones de ouvido e fones de ouvido. Os laptops terão que ser adaptados para atender aos requisitos 40 meses após a entrada em vigor.
A decisão ainda não foi aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu, mas espera-se que seja uma formalidade.
O porta-voz do Parlamento Europeu, Alex Agius Saliba, disse: “Hoje tornamos o carregador comum uma realidade na Europa.
“Os consumidores europeus ficaram muito frustrados com vários carregadores se acumulando a cada novo dispositivo. Agora eles poderão usar um único carregador para todos os seus eletrônicos portáteis.
“Estamos orgulhosos de que laptops, e-readers, fones de ouvido, teclados, mouses de computador e dispositivos portáteis de navegação também estejam incluídos, além de smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis.
Ben Wood, analista-chefe da CCS Insight, disse que o anúncio pode se tornar um “não-problema” para a Apple, já que a empresa já usa USB-C em vários produtos.
“Ter um padrão de cobrança comum seria uma vitória do bom senso aos olhos dos consumidores”, disse ele.
“Embora a Apple tenha feito um forte argumento para manter seu conector Lightning… alguns de seus produtos, incluindo Mac e iPad Pro, agora suportam USB-C.
“Espero que acabe se tornando um problema se a Apple continuar adicionando USB-C a mais dispositivos, e isso significa que, em última análise, podemos ver o USB-C chegando ao iPhone.”