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Economia

Ovo de Páscoa e chocolates encareceram menos que cenoura

Chocolates subiram menos do que outros produtos em meio à inflação generalizada nos alimentos

Ovo de páscoa: ovos subiram até 40% em supermercados de São Paulo em relação ao ano passado, mas cenoura subiu acima de 160% (Exame/Leandro Fonseca)

A Páscoa de 2022 será marcada por uma inflação recorde em quase tudo que está na cesta do brasileiro. Mas com tantos produtos subindo na casa dos dois ou três dígitos, alguns itens temáticos de Páscoa encareceram menos na comparação – ou até ficaram mais baratos.

É o caso da barra de chocolate e bombons, grupo que chegou a cair de preço no Brasil em março (-0,86% ante o mês anterior), na métrica nacional do IPCA, índice do IBGE.

Só na cidade de São Paulo, o preço do chocolate caiu 1,10% em março e o bombom ficou com preço estável (-0,03%), segundo o IPC, índice calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

No acumulado de 12 meses, o chocolate subiu menos do que a inflação do período (8,83%, contra 10,93% do índice geral no IPC).

No geral, muitas marcas de ovos de páscoa também têm tido altas menos bruscas na comparação com outros alimentos.

Diego Pereira, economista da Associação Paulista de Supermercados (Apas), aponta que os ovos de páscoa estão entre cerca de 12% e até 40% mais caros neste ano em São Paulo.

“Tudo depende da marca, do tipo e do tamanho”, explica, apontando que a variação entre estabelecimentos é outro fator, e consumidores podem encontrar preços melhores em alguns lugares.

Uma alta na casa dos 12% em um ovo de páscoa, embora muito significativa, está em linha com a própria inflação geral: o IPCA nacional acumula variação de 11,3% nos últimos 12 meses até março. O IPC em São Paulo tem alta de quase 11% no mesmo período.

Assim, as altas dos chocolates são relevantes, diz o economista Marcelo Pereira, analista técnico do IPC, mas ficam ofuscadas perto de aumentos de outros produtos.

Percentualmente, nem mesmo os aumentos do ovo de páscoa chegam perto da cenoura, vilã de inflação na temporada e que subiu mais de 30% só em março nacionalmente no IPCA – e 166% em 12 meses.

“O chocolate vem subindo como todos os itens de alimentação, no acumulado de 12 meses ainda é uma alta forte. Mas tem uma pressão menor na comparação com outros itens da Páscoa, como pescado, e com outros alimentos no geral”, diz.

“No mercado agro, o preço da saca de cacau vem caindo no início do ano, e esse pode ser um dos motivos pelos quais o chocolate não tem uma pressão tão forte nesse primeiro trimestre.”

Dentre os especiais de Páscoa, os pescados subiram mais do que os chocolates, na esteira da alta generalizada dos alimentos.

O tradicional bacalhau subiu 2,69% em março no IPC em São Paulo, acima da inflação no período, embora alguns peixes tenham apresentado queda no mês, como sardinha (-2,71%) e merluza (-1,16%).

Bacalhau: peixes ficaram mais caros, na esteira da alta geral dos alimentos (Luis Diaz Devesa/Getty Images)

 

Preços podem subir em compras de última hora

Os números consolidados de inflação em abril, ainda não divulgados, trarão mais detalhes sobre como tem sido o comportamento dos preços às vésperas da data.

Mas no caso dos produtos temáticos de Páscoa, há ainda um componente de sazonalidade: é provável que, a dias do domingo de Páscoa, alguns itens tenham altas de última hora devido à demanda concentrada, diz Diego Pereira, da Apas.

“Temos visto em outras datas, como no fim do ano, que os consumidores têm deixado a compra para o último momento. Assim, alguns podem encontrar um preço maior, por uma inflação sazonal dos produtos”, diz.

A Páscoa é a terceira data mais importante para o varejo de alimentos (atrás de Natal e Black Friday), e o ticket médio do consumidor costuma subir 14% em relação ao mês anterior, segundo a Apas.

A data também é importante para pequenos empreendedores, e pesquisa do Sebrae mostrou que o número de pequenos negócios que fabricam derivados do chocolate aumentou na pandemia.

Mas empresas nesse segmento enfrentam desafios para manter os preços competitivos em meio às crises no Brasil e no mundo. O encarecimento dos combustíveis e dos fretes, e até o impacto da alta do petróleo nas embalagens, levam os custos para cima. Supermercados também não receberam a quantidade de ovos que esperavam, o que reduz a oferta e aumenta os preços, diz a Apas.

Com a crise, uma tendência que deve se repetir na Páscoa é a “substituição”. A expectativa do setor é que consumidores troquem mais o ovo de páscoa por barras ou bombons, mais baratos, ou substituam o bacalhau por outros peixes. Fabricantes também têm respondido com estratégias para se manter competitivos, como produtos menores, mais acessíveis.

“O consumidor se vê no desafio de substituir alguns itens, às vezes trocando de produto ou deixando a marca de preferência”, diz Pereira, da Apas.

Por outro lado, esta será a primeira Páscoa após o auge da pandemia, e vem sendo aguardada com expectativa pelo setor. Apesar da inflação, a projeção dos associados na Apas é de alta de cerca de 5% nas vendas de itens sazonais de Páscoa neste ano.

Com o poder de compra dos brasileiros em queda livre, não significa que ir ao supermercado não siga sendo desafiador. Mas da lista de coisas que ficaram mais caras, os itens de Páscoa estão longe de serem os principais vilões até aqui.

Economia

Carteira de dividendos: veja os papéis mais recomendados para julho

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A Petrobras foi a empresa mais indicada pelas instituições financeiras consultadas pela CNN para compor a carteira de melhores pagadoras de dividendos em julho.

 

Fernando Frazão/Agência Brasil

 

O levantamento considerou as avaliações de Santander, Empiricus, XP, Guide, Ativa e BTG Pactual.

Os papéis mais recomendados foram:

  •  5 recomendações: Petrobras;
  • 4 recomendações: Banco do Brasil, CPFL e Vale;
  • 3 recomendações: BB Seguridade, Eletrobras e Itaú.

Após um impasse sobre o pagamento ou não de dividendos extraordinários, o conselho de administração da Petrobras aprovou em abril o repasse de 50% do valor total, referente ao exercício de 2023.

Com a distribuição, a equipe de analistas do Santander avalia manter o peso dos papéis da estatal em sua carteira. Já o BTG, optou por ampliar sua exposição à estatal.

“Embora a companhia esteja sinalizando maiores investimentos, a verdadeira questão para nós é se esse aumento em potencial poderia sacrificar a capacidade da empresa de distribuir dividendos substanciais, e acreditamos que não”, aponta a equipe do BTG em relatório.

Momento de incertezas

O Ibovespa encerrou o pregão de sexta-feira (28), o último de junho, em queda de 0,32% no dia. Apesar de ter acumulado alta de 1,47% no mês, o índice caiu 7,66% no primeiro semestre deste ano.

O que se avalia é que as incertezas se mantém e o mercado seguirá se pautando por elas.

“O cenário local segue girando em torno da dificuldade do governo em convencer o mercado quanto ao seu comprometimento fiscal”, aponta a Ativa Investimentos em relatório.

O governo trabalha com a meta de zerar o déficit neste ano e no próximo — após alterar a meta de 2025, o que não foi favorável para a imagem de responsabilidade fiscal.

Apesar de o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assegurar que o arcabouço será cumprido, o mercado vê o déficit primário em 0,7% do Produto Interno Bruto neste ano.

Lula se reuniu nesta quarta-feira (3) com ministros da área econômica do governo. Após o encontro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que o presidente mantém seu compromisso com as contas públicas.

“A primeira coisa que o presidente determinou é ‘cumpra-se o arcabouço fiscal’. Não há discussão sobre esse respeito. Em 2024, 2025, 2026, o compromisso nosso é de cumprimento das leis complementares de finanças públicas”, comentou Haddad.

Segundo o chefe da equipe econômica, o governo realiza desde março um estudo entre os ministérios buscando despesas que podem ser cortadas. De acordo com Haddad, foram identificados R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias, cujo corte, segundo o ministro, já foi autorizado pelo presidente.

O economista-chefe da XP Inc., Caio Megale, apontou em entrevista ao WW de terça-feira (2) que além da questão fiscal, outro imbróglio do cenário doméstico também segue na mira do mercado: a questão monetária.

“Essa transição para o próximo presidente [do BC] é uma espada, de fato, na cabeça. A gente não sabe exatamente quem vai ser a próxima ou o próximo presidente, qual vai ser a visão de política monetária que essa pessoa vai ter na hora de conduzir a taxa de juros, de tomar as decisões”, pontuou Megale.

“Acho que dar uma clareza e maior transparência de como vai ser a gestão da política monetária depois da transição do Roberto Campos e medidas efetivas no sentido de controlar as despesas do lado fiscal, eu acho que é o que vai trazer uma tranquilidade [para o mercado].”

CNN

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Economia

Venda de veículos eletrificados cresce 146% no primeiro semestre de 2024

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Entre janeiro e junho, comercialização de automóveis registrou cerca de 79 mil vendas, de acordo com relatório da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

 

Benefícios para importação de carros elétricos deixaram de vigorar para favorecer indústria local – (crédito: Fotos: Divulgação )

 

O comércio de automóveis movidos a eletricidade segue em crescimento no Brasil. No primeiro semestre de 2024, a venda de veículos leves eletrificados alcançou um total de 79.304 unidades em todo o país. Somente no último mês de junho, foram registrados 14.396 novos emplacamentos, o que representa a terceira melhor marca para um mês de toda a série histórica.

O número maior de vendas na metade inicial do ano indica um crescimento de 146% em relação ao primeiro semestre de 2023, e de 288% na comparação com o mesmo período de 2022. Além dos automóveis totalmente elétricos, também são incluídos na estatística os veículos parcialmente eletrificados – ou híbridos. Os dados foram levantados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e divulgados nesta quarta-feira (3/7).

Com o avanço do número de vendas, a ABVE estima que o Brasil já atingiu a marca de 300 mil veículos comercializados desde o início da série histórica do levantamento, em 2012. Além disso, a previsão da associação para 2023 é que mais de 150 mil automóveis desta categoria sejam vendidos até o fim do ano em todo o território nacional, o que indica um crescimento de cerca de 60%.

No Brasil, ainda predominam os veículos elétricos plug-in, que se consolidaram no mercado nacional e representaram 69% de todas as vendas no primeiro semestre. Dentro desta categoria, estão incluídos os tipos BEV (totalmente elétricos) e PHEV (elétricos híbridos). Na sequência, os HEV convencionais (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 9,3% da parcela total de eletrificados vendidos.

Preocupação para o setor

Mesmo diante de um aumento das vendas, o setor de veículos elétricos está preocupado com o reajuste da tributação dos produtos. Desde a última segunda-feira (1º/7), passou a vigorar uma resolução que aumenta a alíquota para a importação de elétricos importados, de 10% para 18%. Em julho de 2025, sobe para 25%, até atingir 35% no ano seguinte.

“Temos ouvido notícias preocupantes sobre a antecipação da alíquota de 35% do Imposto de Importação de veículos elétricos, que estava prevista pelo Governo Federal somente para julho de 2026. Entendemos que, a se confirmar, essa antecipação configuraria uma lamentável quebra das regras estabelecidas há apenas seis meses pelo próprio governo”, avalia o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

Além disso, a associação teme a inclusão dos veículos elétricos no Imposto Seletivo, que é chamado popularmente de “imposto do pecado”. A lei foi estabelecida pela emenda constitucional da reforma tributária, aprovada no ano passado, com o objetivo de sobretaxar bens considerados danosos à saúde e ao meio ambiente.

Na avaliação da ABVE, a inclusão dos veículos eletrificados no IS “não faria sentido”, visto que esse tipo de automóvel emite menos gases de efeito estufa e reduz o nível de ruído nas cidades do país. “Eles são fatores decisivos para melhorar a qualidade de vida e diminuir as mortes associadas à poluição nas grandes cidades”. “Não nos parece cabível que esses veículos venham a ser taxados como se fossem produtos que fazem mal à saúde ou ao meio ambiente, o que absolutamente não é o caso”, conclui o presidente da associação.

 

 Correio Braziliense
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Economia

Produção industrial cai 0,9% em maio, diz IBGE

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No acumulado do ano, houve avanço de 2,5%

 

Indústria — Foto: Divulgação/Fiep

 

A produção industrial brasileira caiu 0,9% em maio em relação a abril. É o segundo recuo consecutivo, apontando retração de 1,7% no período. Com o resultado, o setor perdeu o ganho acumulado entre fevereiro e março deste ano (1,1%).

No acumulado nos últimos 12 meses, houve crescimento de 1,3%, o que acabou por reduzir a intensidade no ritmo de evolução se comparado ao resultado do mês anterior. Os dados foram anunciados nesta quarta-feira (3), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Os números fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (3) pelo órgão, que mostrou ainda avanço de 2,5% no acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Influências

Nessa comparação, entre as atividades, as principais influências positivas na totalidade da indústria foram anotadas por produtos alimentícios (5,2%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,1%), indústrias extrativas (2,3%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (4,8%).

O gerente da pesquisa, André Macedo, disse que, em maio de 2024, a indústria apresentou “predominância de resultados negativos de forma geral”, com recuo na margem e na comparação com maio de 2023.

Houve, ainda, interrupção da trajetória ascendente no índice de média móvel trimestral e perda de intensidade no ritmo de expansão no acumulado do ano e dos 12 meses anteriores.

Nesse mês, a indústria intensificou a queda que já tinha sido registrada no mês anterior, e entre os fatores que explicam esse resultado, estão as chuvas no Rio Grande do Sul, que tiveram um impacto local maior, mas também influenciaram o resultado negativo na indústria do país, informou o texto publicado pelo IBGE.

Conforme a pesquisa, 16 das 25 atividades investigadas tiveram recuo em maio de 2024. Veículos automotores, reboques e carrocerias (-11,7%) e produtos alimentícios (-4,0%) foram as duas maiores influências negativas para o resultado geral da indústria em maio.

O gerente afirmou, também, que esses dois setores foram prejudicados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. No setor de veículos automotores, a paralisação das plantas industriais locais provocou impactos diretos e indiretos. Por causa do mau tempo, tanto as montadoras de veículos, quanto as fábricas de autopeças pararam com as produções e isso afetou também o abastecimento para a produção de bens finais no restante do país.

“Houve, por exemplo, a concessão de férias coletivas em uma planta industrial em São Paulo como forma de mitigar os efeitos das paralisações ocorridas em unidades produtoras de peças no Rio Grande do Sul”, completou.

Greve

Macedo acrescentou que a paralisação decorrente de greve em outra montadora e a base de comparação elevada também contribuíram para a queda de dois dígitos na atividade. Em abril, o setor de veículos registrou crescimento de 13,8%.

A atividade de produtos alimentícios, que responde por cerca de 15% da produção industrial do país, teve em maio o segundo mês seguido de queda. A perda acumulada no período é de 4,7%.

“A retração no processamento da cana-de-açúcar, por conta da condição climática menos favorável na segunda quinzena de maio, provocou uma queda pontual na produção do açúcar. Já entre os impactos negativos que podem ter a ver com as chuvas no Rio Grande do Sul estão as carnes de aves, de bovinos e de suínos e os derivados da soja, que são produtos que têm grande peso no setor”, explicou.

Outros setores que recuaram e influenciaram o resultado negativo do mês foram os de produtos químicos (-2,5%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,3%), produtos do fumo (-28,2%), metalurgia (-2,8%), máquinas e equipamentos (-3,5%), impressão e reprodução de gravações (-15,0%) e produtos diversos (-8,5%).

Os principais impactos positivos no resultado geral da indústria foram as indústrias extrativas (2,6%) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,9%). De acordo com Macedo, esses segmentos têm grande peso e evitaram uma queda maior no resultado da indústria.

“O crescimento do setor extrativo veio após uma queda no mês anterior, ou seja, tem o efeito de uma base de comparação mais negativa. Também houve aumento na extração dos dois principais produtos, o petróleo e o minério de ferro”, afirmou.

As atividades de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,7%), produtos têxteis (2,9%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (1,5%), produtos de borracha e de material plástico (0,5%), outros equipamentos de transporte (0,2%), móveis (0,2%) e celulose, papel e produtos de papel (0,1%) também tiveram desempenho favorável.

“Ainda na comparação com abril, as quatro grandes categorias econômicas recuaram: bens de consumo duráveis (-5,7%), bens de capital (-2,7%), bens intermediários (-0,8%) e bens de consumo semi e não duráveis (-0,1%)”, pontuou o IBGE.

O recuo de 1,0% na comparação de maio de 2024 com maio do ano anterior teve influência dos resultados negativos de duas das quatro grandes categorias econômicas, 14 dos 25 ramos, 43 dos 80 grupos e 50,4% dos 789 produtos pesquisados, finalizou o IBGE.

 

Agência Brasil

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