Conecte Conosco

Culinária

Dieta baseada em vegetais pode reduzir risco de câncer de intestino em homens em 22%, diz estudo

Os pesquisadores não encontraram essa ligação para as mulheres, sugerindo que a conexão entre dieta e câncer de intestino é mais clara para os homens

Antioxidantes encontrados em frutas e vegetais podem contribuir para diminuir o risco de câncer colorretal, suprimindo a inflamação crônica. Fotografia: Gerald Herbert/AP

Comer uma dieta baseada em vegetais rica em vegetais, grãos integrais, nozes e legumes pode reduzir o risco de câncer de intestino em homens em mais de um quinto, de acordo com a pesquisa.

Um grande estudo que envolveu 79.952 homens americanos descobriu que aqueles que comiam as maiores quantidades de alimentos saudáveis ​​à base de plantas tinham um risco 22% menor de câncer de intestino em comparação com aqueles que comiam menos.

Os pesquisadores não encontraram tal ligação para as mulheres, das quais 93.475 foram incluídas na pesquisa. A equipe sugeriu que a ligação é mais clara para os homens, que têm um risco geral maior de câncer de intestino. Suas descobertas foram publicadas na revista BMC Medicine .

“O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum em todo o mundo e o risco de desenvolver câncer colorretal ao longo da vida é de um em 23 para homens e um em 25 para mulheres”, disse o autor correspondente do estudo, Jihye Kim, da Kyung Hee University, Coreia do Sul.

“Embora pesquisas anteriores tenham sugerido que dietas à base de vegetais podem desempenhar um papel na prevenção do câncer colorretal, o impacto da qualidade nutricional dos alimentos vegetais nessa associação não é claro. Nossas descobertas sugerem que comer uma dieta saudável à base de plantas está associada a um risco reduzido de câncer colorretal”.

Para a pesquisa, as pessoas foram questionadas com que frequência comiam certos alimentos e bebidas de uma lista de mais de 180 itens. Eles também foram questionados sobre o tamanho da porção.

Os participantes podiam assinalar que consumiam cada item alimentar “nunca ou quase nunca” até “duas ou mais vezes por dia”. Para bebidas, as respostas variaram de “nunca ou quase nunca” a “quatro ou mais vezes ao dia”.

Os grupos de alimentos foram classificados como alimentos vegetais saudáveis ​​(grãos integrais, frutas, vegetais, óleos vegetais, nozes, leguminosas como lentilhas e grão de bico, chá e café), alimentos vegetais menos saudáveis ​​(grãos refinados, sucos de frutas, batatas, açúcares adicionados) , e alimentos de origem animal (gordura animal, laticínios, ovos, peixe ou frutos do mar, carne).

“Especulamos que os antioxidantes encontrados em alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais podem contribuir para diminuir o risco de câncer colorretal ao suprimir a inflamação crônica, que pode levar ao câncer”, disse Kim.

“Como os homens tendem a ter um risco maior de câncer colorretal do que as mulheres, propomos que isso possa ajudar a explicar por que comer maiores quantidades de alimentos saudáveis ​​à base de plantas foi associado à redução do risco de câncer colorretal em homens, mas não em mulheres”.

Os pesquisadores dividiram o consumo diário por 1.000 kcal em quintis, do maior ao menor consumo. Em média, os homens tinham 60 anos no início do estudo, enquanto as mulheres tinham 59 anos.

A maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de intestino tem mais de 60 anos.

Os autores descobriram que a ligação entre os homens também variava de acordo com a raça e etnia. Por exemplo, entre os homens nipo-americanos, o risco reduzido de câncer foi de 20%, mas foi de 24% para os homens brancos. A equipe disse que mais pesquisas são necessárias sobre as diferenças entre etnias.

“Sugerimos que a associação entre dietas à base de plantas e risco de câncer colorretal pode ter sido mais forte em homens japoneses, americanos e brancos devido a diferenças em outros fatores de risco de câncer colorretal entre grupos raciais e étnicos”, disse Kim. “No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.”

Durante o estudo, 4.976 pessoas (2,9%) desenvolveram câncer de intestino e fatores além da dieta que provavelmente influenciaram os resultados, como se as pessoas estavam acima do peso, foram levados em consideração.

Os pesquisadores alertaram que a natureza observacional do estudo significava que nenhuma conclusão poderia ser feita sobre uma relação causal entre a ingestão de alimentos à base de plantas e o risco de câncer colorretal.

Culinária

Shake de Frutas Vermelhas com Coco

Por

mmm

Ingredientes

meia xícara (chá) de frutas vermelhas congeladas

6 morangos

3 colheres (sopa) de leite de coco light

1 xícara (chá) de Leite Líquido desnatado

Modo de Preparo

1.  Em um liquidificador, bata todos os ingredientes.
2.  Sirva a seguir.
Continuar Lendo

Culinária

Iscas de Filé Mignon Suíno

Por

Ingredientes

  • meio quilo de filé mignon suíno em tiras
  • 1 colher (sopa) de MAGGI® Tempero Toque de Limão
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola em rodelas

Modo de Preparo

1.  Em um recipiente tempere o filé mignon suíno com o MAGGI Tempero Toque de Limão. Reserve em geladeira por 10 minutos.
2.  Em uma frigideira grande aqueça a manteiga, refogue o filé e deixe dourar, sem mexer muito para não juntar líquido.
3.  Acrescente a cebola e refogue até dourar. Sirva.
Continuar Lendo

Culinária

Rocambole de Chocolate e Coco

Por

Receita

Ingredientes

Recheio

  • 1 Leite Condensado (lata ou caixinha) 395 g
  • 200 g de coco fresco ralado
  • manteiga para untar

Massa

  • 6 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 50%
  • 6 colheres (sopa) de fécula de batata

Modo de Preparo

Recheio

1.  Em um recipiente, misture o Leite Condensado com o coco.
2.  Forre com papel-manteiga uma fôrma retangular grande (26 x 38 cm) untada.
3.  Unte a superfície do papel com manteiga e espalhe o recheio. Reserve.

Massa

4.  Em uma batedeira, bata as gemas com o açúcar e o Chocolate em Pó 50%
5.  Desligue e junte a fécula peneirada.
6.  Misture delicadamente as claras batidas em neve e espalhe a massa sobre o recheio.
7.  Asse em forno médio-alto (200º C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
8.  Desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar, acrescente o recheio e enrole ainda quente.
9.  Decore a gosto, depois de frio. Sirva
Continuar Lendo

Trending

Avenida Agamenon Magalhães, 444
Empresarial Difusora – sala 710
Caruaru – PE

Redação: (81) 2103-4296
WhatsApp: (81) 99885-4524
jornalismo@agrestehoje.com.br

comercial@agrestehoje.com.br

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados