Mundo
De olho em Taiwan, EUA e China retomam negociações sobre uso de armas nucleares após 5 anos
O governo chinês, que intensificou atividade militar em torno da ilha nos últimos anos, garantiu aos americanos que não recorreria a ameaças atômicas contra o país vizinho
Os Estados Unidos e a China retomaram negociações semi-oficiais sobre armas nucleares em março, pela primeira vez em cinco anos, com os representantes de Pequim dizendo aos seus homólogos norte-americanos que não recorreriam a ameaças atômicas em relação a Taiwan, de acordo com dois delegados americanos.
Os representantes chineses ofereceram garantias depois dos seus interlocutores norte-americanos terem manifestado preocupações de que a China pudesse usar, ou ameaçar usar, armas nucleares se enfrentasse a derrota num conflito sobre Taiwan.
Pequim vê a ilha governada democraticamente como o seu território, uma reivindicação rejeitada pelo governo de Taipei.
“Eles disseram ao lado dos EUA que estavam absolutamente convencidos de que seriam capazes de vencer uma luta convencional sobre Taiwan sem usar armas nucleares”, disse o estudioso David Santoro, organizador norte-americano das conversações Track Two, cujos detalhes estão sendo divulgados pela Reuters pela primeira vez.
Os participantes nas conversações da Track Two são geralmente antigos funcionários e acadêmicos que podem falar com autoridade sobre a posição do seu governo, mesmo que não estejam diretamente envolvidos na sua definição. As negociações entre governos são conhecidas como Track One.
Washington foi representado por cerca de meia dúzia de delegados, incluindo ex-funcionários e acadêmicos, nas discussões de dois dias, que aconteceram na sala de conferências de um hotel em Xangai.
Pequim enviou uma delegação de acadêmicos e analistas, que incluía vários antigos oficiais do Exército de Libertação Popular.
Um porta-voz do Departamento de Estado disse em resposta às perguntas da Reuters que as negociações da Track Two poderiam ser “benéficas”. O departamento não participou da reunião de março, embora tivesse conhecimento disso, disse o porta-voz.
Tais discussões não podem substituir negociações formais “que exigem que os participantes falem com autoridade sobre questões que são frequentemente altamente compartimentadas nos círculos governamentais [chineses]”, disse o porta-voz.
Os membros da delegação chinesa e do Ministério da Defesa de Pequim não responderam aos pedidos de comentários.
As discussões informais entre as potências com armas nucleares ocorreram com os EUA e a China em desacordo sobre importantes questões econômicas e geopolíticas, com os líderes em Washington e Pequim a acusarem-se mutuamente de negociar de má-fé.
Os dois países retomaram brevemente as negociações da Track One sobre armas nucleares em novembro, mas essas negociações estagnaram desde então, com um alto funcionário dos EUA expressando publicamente a frustração com a capacidade de resposta da China.
O Pentágono, que estima que o arsenal nuclear de Pequim aumentou mais de 20% entre 2021 e 2023, disse em outubro que a China “também consideraria o uso nuclear para restaurar a dissuasão se uma derrota militar convencional em Taiwan” ameaçasse o domínio do Partido Comunista da China (PCCh).
A China nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob o seu controle e, nos últimos quatro anos, intensificou a atividade militar em torno da ilha.
As negociações da Track Two fazem parte de um diálogo de duas décadas sobre armas nucleares e postura que foi interrompido depois que a administração Trump retirou o financiamento em 2019.
Após a pandemia da Covid-19, foram retomadas discussões semi-oficiais sobre questões mais amplas de segurança e energia, mas apenas a reunião de Xangai abordou em detalhe as armas e a postura nuclear.
Santoro, que dirige o grupo de reflexão Fórum do Pacífico, com sede no Havaí, descreveu “frustrações” de ambos os lados durante as últimas discussões, mas disse que as duas delegações viam motivos para continuar a conversar. Mais discussões estavam sendo planejadas em 2025, disse ele.
O analista de política nuclear William Alberque, do grupo de reflexão Henry Stimson Center, que não esteve envolvido nas discussões de março, disse que as negociações da segunda via foram úteis num momento de relações glaciais entre os EUA e a China.
“É importante continuar a conversar com a China sem quaisquer expectativas”, disse ele, quando estão em questão armas nucleares.
Poder bélico
O Departamento de Defesa dos EUA estimou no ano passado que Pequim tem 500 ogivas nucleares operacionais e provavelmente colocará em campo mais de 1.000 até 2030.
Isso se compara a 1.770 e 1.710 ogivas operacionais implantadas pelos EUA e pela Rússia, respectivamente. O Pentágono disse que, até 2030, muitas das armas de Pequim serão provavelmente mantidas em níveis de prontidão mais elevados.
Desde 2020, a China também modernizou o seu arsenal, iniciando a produção do seu submarino de mísseis balísticos de próxima geração , testando ogivas de veículos planadores hipersônicos e conduzindo patrulhas marítimas regulares com armas nucleares.
As armas em terra, no ar e no mar dão à China a “tríade nuclear” – uma marca distintiva de uma grande potência nuclear.
Um ponto-chave que o lado americano queria discutir, segundo Santoro, era se a China ainda mantinha as suas políticas de não utilização inicial e de dissuasão mínima, que datam da criação da sua primeira bomba nuclear no início da década de 1960.
A dissuasão mínima refere-se a ter armas atômicas suficientes para dissuadir os adversários.
A China é também uma das duas potências nucleares – sendo a outra a Índia – que se comprometeu a não iniciar um intercâmbio nuclear. Analistas militares chineses especularam que a política de não primeiro uso é condicional – e que as armas nucleares poderiam ser usadas contra os aliados de Taiwan – mas continua a ser a posição declarada de Pequim.
Santoro disse que os delegados chineses afirmaram aos representantes dos EUA que Pequim manteve essas políticas e que “‘não estamos interessados em alcançar a paridade nuclear com vocês, muito menos a superioridade’”.
“‘Nada mudou, como sempre, vocês estão exagerando’”, disse Santoro resumindo a posição de Pequim.
A sua descrição das discussões foi corroborada pelo colega delegado dos EUA Lyle Morris, um estudioso de segurança do Asia Society Policy Institute.
Um relatório sobre as discussões está sendo preparado para o governo dos EUA, mas não será divulgado, disse Santoro.
Redução de risco
A principal autoridade de controle de armas dos EUA, Bonnie Jenkins, disse ao Congresso em maio que a China não respondeu às propostas de redução do risco de armas nucleares que Washington levantou durante as conversações formais do ano passado.
A China ainda não concordou com novas reuniões entre governos.
A “recusa de Pequim em envolver-se substancialmente” nas discussões sobre a sua construção nuclear levanta questões em torno da sua “já ambígua política declarada de “não primeiro uso” e da sua doutrina nuclear de forma mais ampla”, disse o porta-voz do Departamento de Estado à Reuters.
A delegação da Track Two da China não discutiu detalhes sobre o esforço de modernização de Pequim, disseram Santoro e Morris.
Alberque, do Centro Henry Stimson, disse que a China depende fortemente do “risco e da opacidade” para mitigar a superioridade nuclear dos EUA e que “não há imperativo” para Pequim ter discussões construtivas.
O arsenal expandido da China – que inclui mísseis de cruzeiro anti navio, bombardeiros, mísseis balísticos intercontinentais e submarinos – excedeu as necessidades de um Estado com uma política de dissuasão mínima e de não utilização inicial, disse Alberque.
Os pontos de discussão chineses giravam em torno da “capacidade de sobrevivência” das armas nucleares de Pequim caso sofresse um primeiro ataque, disse Morris.
Os delegados dos EUA disseram que os chineses descreveram os seus esforços como um programa de modernização baseado na dissuasão para lidar com desenvolvimentos como a melhoria das defesas antimísseis dos EUA, melhores capacidades de vigilância e alianças reforçadas.
Os EUA, a Grã-Bretanha e a Austrália assinaram no ano passado um acordo para partilhar tecnologia de submarinos nucleares e desenvolver uma nova classe de barcos, enquanto Washington está agora trabalhando com Seul para coordenar as respostas a um potencial ataque atômico.
A política de Washington sobre armas nucleares inclui a possibilidade de usá-las se a dissuasão falhar, embora o Pentágono diga que só consideraria isso em circunstâncias extremas. Não forneceu detalhes.
Um delegado chinês “apontou para estudos que afirmavam que as armas nucleares chinesas ainda eram vulneráveis aos ataques dos EUA – a sua capacidade de segundo ataque não era suficiente”, disse Morris.
(Reportagem de Greg Torode em Hong Kong, Gerry Doyle em Cingapura e Laurie Chen em Pequim; reportagem adicional de Michael Martina em Washington; edição de Katerina Ang)
Mundo
Corte japonesa ordena que governo pague indenização por esterilizações forçadas
Cerca de 25 mil japoneses foram vítimas de lei que tinha objetivo de “prevenir aumento dos descendentes inferiores”
Numa decisão histórica, o Supremo Tribunal do Japão ordenou ao governo que pagasse indenizações às pessoas que foram esterilizadas à força ao abrigo de uma lei de eugenia agora extinta, decidindo que a prática era inconstitucional e violava os seus direitos.
A Lei de Proteção Eugênica, em vigor entre 1948 e 1996, permitiu às autoridades esterilizar à força pessoas com deficiência, incluindo aquelas com perturbações mentais, doenças hereditárias ou deformidades físicas e lepra. Também permitia abortos forçados se um dos pais tivesse essas condições.
A lei tinha como objetivo “prevenir o aumento dos descendentes inferiores do ponto de vista eugênico e também proteger a vida e a saúde da mãe”, segundo uma cópia da lei – que listava “notável desejo sexual anormal” e “notável inclinação clínica” entre as condições visadas.
Cerca de 25 mil pessoas foram esterilizadas sem consentimento durante esse período, de acordo com a decisão do tribunal, citando dados do ministério.
Embora o governo tenha oferecido compensar cada vítima em 3,2 milhões de ienes (cerca de US$ 19,8 mil) em 2019, ao abrigo de uma lei de assistência, as vítimas e os seus apoiadores argumentaram que isso estava longe de ser suficiente.
A decisão de quarta-feira (3) abordou cinco ações desse tipo, movidas por demandantes de todo o país em tribunais inferiores, que depois avançaram para a Suprema Corte.
Em quatro desses casos, os tribunais inferiores decidiram a favor dos demandantes – o que o Supremo Tribunal confirmou na quarta-feira, ordenando ao governo que pagasse 16,5 milhões de ienes (cerca de US$ 102 mil) aos atingidos e 2,2 milhões de ienes (US$13 mil) aos seus cônjuges.
No quinto caso, o tribunal de primeira instância decidiu contra os demandantes e rejeitou o caso, citando o prazo de prescrição de 20 anos. O Supremo Tribunal anulou esta decisão na quarta-feira, qualificando o estatuto de “inaceitável” e “extremamente contrário aos princípios de justiça e equidade”.
O caso agora é enviado de volta ao tribunal de primeira instância para determinar quanto o governo deve pagar.
“A intenção legislativa da antiga Lei de Proteção Eugênica não pode ser justificada à luz das condições sociais da época”, disse o juiz Saburo Tokura ao proferir a sentença, segundo a emissora pública NHK.
“A lei impõe um grave sacrifício sob a forma de perda da capacidade reprodutiva, o que é extremamente contrário ao espírito de respeito pela dignidade e personalidade individuais, e viola o artigo 13º da Constituição”, acrescentou – referindo-se ao direito de cada pessoa à vida, liberdade e a busca pela felicidade.
Após a decisão de quarta-feira, os manifestantes do fora do tribunal – homens e mulheres idosos, muitos em cadeiras de rodas – celebraram com os seus advogados e apoiadores, erguendo faixas onde se lia “vitória”.
Eles estão entre o total de 39 demandantes que entraram com ações judiciais nos últimos anos – seis deles morreram desde então, de acordo com a NHK, destacando a urgência desses casos à medida que as vítimas chegam aos seus anos finais.
Numa conferência de imprensa após a decisão do tribunal, o secretário-chefe do gabinete, Yoshimasa Hayashi, expressou o remorso e o pedido de desculpas do governo às vítimas, informou a NHK. O governo pagará prontamente a compensação e considerará outras medidas, como uma reunião entre os demandantes e o primeiro-ministro Fumio Kishida, disse ele.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Mundo
Polícia desmobiliza protesto pró-Palestina no parlamento australiano
Manifestantes carregavam faixa em que denunciavam Israel por crimes de guerra
Quatro manifestantes pró-Palestina foram levados sob custódia policial nesta quinta-feira (4) depois de escalarem o telhado do parlamento australiano em Canberra.
Os manifestantes, vestidos com roupas escuras, permaneceram no telhado do prédio por cerca de uma hora. Eles estenderam faixas pretas, incluindo uma que dizia “Do rio ao mar, a Palestina será livre”, um refrão comum dos manifestantes pró-Palestina, e entoaram slogans.
Os manifestantes empacotaram suas faixas antes de serem levados pela polícia que os aguardava por volta das 11h30, horário local.
Mundo
Reino Unido vai às urnas hoje em eleição que deve tirar Conservadores do poder
País se prepara para entrar em uma nova era política com provável derrota do grupo há 14 anos no comando
Os britânicos vão às urnas nesta quinta-feira (4) em uma votação histórica para eleger um novo parlamento e governo nas eleições gerais. Pesquisas atuais indicam que o atual primeiro-ministro Rishi Sunak, do Partido Conservador, vai perder, encerrando uma era de 14 anos do grupo no poder.
A eleição é um referendo sobre o tumultuado governo dos Conservadores, que estão no comando do Reino Unido desde 2010 e passaram por uma crise financeira global, o Brexit e a pandemia.
Se os Trabalhistas obtiverem 419 assentos ou mais, será o maior número de assentos já conquistados por um único partido, superando a vitória esmagadora de Tony Blair em 1997.
Como funcionam as eleições?
O parlamento britânico tem 650 assentos. Para ter maioria, é preciso conseguir 326 assentos.
Após uma campanha de semanas, as urnas serão abertas às 7h, no horário local, desta quinta-feira (3h, horário de Brasília), e permanecerão abertas até às 22h.
Os britânicos podem votar em cada um dos 650 distritos eleitorais do país, selecionando o candidato que representará a área.
O líder do partido que ganhar a maioria desses distritos eleitorais se torna primeiro-ministro e pode formar um governo.
Se não houver maioria, eles precisam procurar ajuda em outro lugar, governando como um governo minoritário — como Theresa May fez após um resultado acirrado em 2017 — ou formando uma coalizão, como David Cameron fez depois de 2010.
O monarca tem um papel importante, embora simbólico. O rei Charles III deve aprovar a formação de um governo, a decisão de realizar uma eleição e a dissolução do Parlamento. O rei nunca contradiz seu primeiro-ministro ou anula os resultados de uma eleição.
A votação antecipada desta quarta-feira (4) foi convocada por Sunak. O atual primeiro-ministro era obrigado a divulgar uma eleição até janeiro de 2025, mas a decisão de quando fazê-lo cabia somente a ele.
O evento, contudo, provavelmente inaugurará um governo de centro-esquerda liderado pelo ex-advogado, Keir Starmer.
Quem é Keir Starmer?
O rival de Rishi Sunak é o líder trabalhista Keir Starmer, que é amplamente favorito para se tornar o novo primeiro-ministro britânico.
Ex-advogado de direitos humanos muito respeitado que então atuou como o promotor mais sênior do Reino Unido, Starmer entrou na política tarde na vida.
Starmer se tornou um parlamentar trabalhista em 2015 e menos de cinco anos depois era o líder do partido, após uma passagem como secretário do Brexit no Gabinete Paralelo durante a saída prolongada do Reino Unido da União Europeia.
O britânico herdou um partido que se recuperava de sua pior derrota eleitoral em gerações, mas priorizou uma reformulação da cultura, se desculpando publicamente por um escândalo de antissemitismo de longa data que manchou a posição do grupo com o público.
Starmer tentou reivindicar o centro político do Reino Unido e é descrito por seus apoiadores como um líder sério e de princípios. Mas seus oponentes, tanto na esquerda de seu próprio partido quanto na direita do espectro político, dizem que ele não tem carisma e ideias, e o acusam de não ter conseguido estabelecer uma visão ambiciosa e ampla para a nação.
Quando saíram os resultados?
Após a abertura das urnas nesta quinta-feira (3), a mídia britânica estará proibida de discutir qualquer coisa que possa afetar a votação.
Mas no momento que a votação acabar, uma pesquisa de boca de urna será divulgada e definirá o curso da noite. A pesquisa, feita pela Ipsos para a BBC, ITV e Sky, projeta a distribuição de assentos do novo parlamento, e historicamente tem sido muito precisa.
Os resultados reais são contados ao longo da noite; o escopo do resultado da noite geralmente fica claro por volta das 3 da manhã, horário local (23h, horário de Brasília), e o novo primeiro-ministro geralmente assume o cargo ao meio-dia.
Mas as coisas podem demorar mais se o resultado for apertado ou se as vagas principais forem decididas na reta final.
De qualquer forma, a transferência de poder acontecerá no fim de semana, dando ao novo governo algumas semanas para trabalhar em legislações importantes antes do recesso parlamentar de verão.
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