Conecte Conosco

Brasil

Avenida Paulista comemora 130 anos com atividades culturais até domingo

A avenida Paulista, uma das vias mais conhecidas de São Paulo, completa 130 anos amanhã (8). Diversas atividades presenciais e on-line estão programadas em instituições culturais na avenida

Avenida Paulista completa 130 anos amanhã (8), com diversas atividades culturais. (wsfurlan/Getty Images)

Em comemoração aos 130 anos da avenida Paulista, a partir de amanhã (8) as instituições da Paulista Cultural promoverão comemorações online e presenciais nas sete instituições: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista. Confira a programação que acontece até domingo (12).

IMS Paulista Avenida Paulista:
130 anos de história no acervo do IMS. Palestra on-line com Andrea Ronqui. Para celebrar os 130 anos da avenida Paulista, vamos falar sobre a história de sua criação, sobre as mudanças que a transformaram na avenida que conhecemos hoje e sobre alguns episódios importantes durante esse período. De zona residencial da burguesia em ascensão a centro financeiro, comercial, cultural e cívico, hoje a Paulista atrai todos os tipos de pessoas para as mais variadas atividades. Conhecer melhor a trajetória da avenida pode se transformar numa prática de cidadania: mergulhar no passado para preparar o futuro, pois o processo de constante mudança não acaba em 2021.

Quando: 8/12 das 18h às 19h30 Evento online sem necessidade de inscrição prévia Transmissão ao vivo pelo YouTube do IMS e Facebook do IMS Classificação indicativa: livre Grátis

Itaú Cultural
Ocupação Benjamim de Oliveira: Exposição presencial em cartaz, a Ocupação Benjamim de Oliveira mergulha no universo do circo no Brasil entre os séculos 19 e 20 a partir da história de Benjamim de Oliveira. Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, ele fugiu de casa aos 12 anos com uma trupe de circo e tornou-se um dos homens mais importantes para o desenvolvimento e a modernização desta arte no Brasil. Fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo, e, ainda, atuou em filmes e gravou discos. A mostra reúne cerca de 120 peças, entre jornais da época, fotografias, objetos circenses originais, livros, documentos e fonogramas de músicas.

Visitação presencial: até 27.2.2022 Horário: de terça a domingo, das 11h às 19h. Endereço: Av. Paulista, 149. Classificação indicativa: livre Grátis

Sesc Avenida Paulista
CHAMA: Monumento virtual de luto, uma chama eterna e ininterrupta em memória aos mortos, que permanecerá acesa durante um ano. A CHAMA está instalada fisicamente no Sesc Avenida Paulista e, também, é transmitida ao vivo por meio do site: ‘A Extinção É Para Sempre’. Nesta obra, a participação do público será fundamental. Pessoas de diversas partes do mundo são convidadas a se inscrever no site para compartilhar sua própria Chama, compondo um chamado internacional ao luto, à pausa e à dignificação de cada perda.

Visitação presencial: Até 25.5.2022 Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30 Endereço: Av. Paulista, 119 Visitação on-line: de segunda a domingo, 24 horas por dia, em: aextincaoeparasempre.sescsp.org.br Classificação indicativa: livre Grátis

Sesc Avenida Paulista
Alerta de Spoiler! A Intervenção Literária presencial tem um pacote cheio de história na Biblioteca do Sesc Avenida Paulista. Quem entra no espaço, dá de cara com as sacolinhas de papel pardo do “Alerta de Spoiler”, aquela brincadeira em que você pega um livro emprestado sem saber qual é. A única pista é um bilhete pendurado em cada pacote com o spoiler da obra. Nessa temporada, os livros foram indicados por cinco convidados como Silvero Pereira, Dona Jacira, Chico Felitti, Katú Mirim e Letícia Rodrigues.

Retirada dos livros: até 30.12.2021 Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Endereço: Av. Paulista, 119 Classificação indicativa: 16 anos. Grátis

Sesc Avenida Paulista
Troco um Causo por um Conto Intervenção Literária presencial O escritor Daniel Viana propõe uma troca poética com o público. Ouve depoimentos reais das pessoas e transforma, de imediato, em um conto ou poesia datilografada em guardanapos coloridos. O resultado criativo, inspirado no causo contado, é oferecido ao contador da história. Uma oportunidade para o público narrar as passagens da vida para que o poeta as transforme em poesias.

Horário: quarta, sábado e domingo, das 14h às 17h. Endereço: Av. Paulista, 119 Classificação indicativa: livre. Grátis

Sesc Avenida Paulista
Gira Pássaro Intervenção Artística presencial Intervenção artística que une textos poéticos, elementos da cultura popular, fauna e flora brasileiras. Os visitantes poderão acionar uma roleta que indicará uma espécie de pássaro que “trará a sua sorte” na forma de uma palavra-pista. Propondo-se a construção poética de pequenos textos e troca de saberes e afetos. Com Projeto Matilha.

Horário: quarta, sábado e domingo, das 11h às 13h. Atividade presencial Endereço: Av. Paulista, 119 Classificação indicativa: livre Grátis. Acesso mediante agendamento pelo app Credencial Sesc SP ou em sescsp.org.br.

Sesc Avenida Paulista
Plante Poema Intervenção Artística presencial Intervenção artística na qual o público é convidado a criar um texto poético, que será “plantado” em um canteiro coletivo. O participante poderá levar um texto escolhido a partir de temas sugeridos ou de acordo com suas emoções, além de ser presenteado com um ramo, semente ou muda, acompanhado de uma indicação poética das propriedades das plantas oferecidas. Com Projeto Matilha.

Horário: quarta, sábado e domingo, das 15h às 17h. Atividade presencial Endereço: Av. Paulista, 119 Classificação indicativa: livre Grátis. Acesso mediante agendamento pelo app Credencial Sesc SP ou em sescsp.org.br.

Centro Cultural Fiesp
Era Uma Vez o Moderno [1910-1944] A exposição é uma parceria do Centro Cultural Fiesp (CCF) e o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). A mostra reúne diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais, que fizeram parte das iniciativas em torno da implantação de uma arte moderna no Brasil. Com mais de 300 obras e documentos, a mostra fará o público revisitar três décadas dessa história e, em especial, conhecer as produções dos autores e pensadores que participaram da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Visitação presencial: de 10.12.2021 até 29.5.2022 Horário: de quarta a domingo, das 11h às 20h. Endereço: Av. Paulista, 1313. Classificação indicativa: livre. Grátis

Itaú Cultural
Tunga: conjunções magnéticas Exposição presencial Com aproximadamente 300 obras, a exposição, que abre para o público às 11h, do dia 11, tem curadoria de Paulo Venancio Filho e celebra a produção artística de Tunga (1952-2016), figura emblemática das artes visuais do país. A diversidade de suportes, como desenhos, esculturas, objetos, instalações, vídeos e performances revela os múltiplos interesses de Tunga, que percorria diferentes áreas do conhecimento, como literatura, matemática, arte e filosofia. O artista explorou materiais como ímãs, vidro, feltro, borracha, dentes e ossos. Além do Itaú Cultural, a mostra estende-se para o espaço do Instituto Tomie Ohtake, que exibe duas obras de grandes dimensões.

Visitação presencial: de 11 de dezembro 2021 a 10 de abril de 2022 Horário: de terça a domingo, das 11h às 19h. Endereço: Av. Paulista, 149 Classificação indicativa: 12 anos Grátis Instituto Tomie Ohtake: Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural. Entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo.

Japan House São Paulo
Bingo da JHSP. Brincadeira infantil presencial. Como parte das comemorações do aniversário da Avenida Paulista, a Japan House São Paulo promoverá um bingo presencial, no qual as crianças terão a oportunidade de conhecer e se familiarizar com palavras, objetos e conceitos da cultura japonesa de forma lúdica e divertida. Desenvolvida pela equipe do Educativo da instituição, a atividade presencial conta com o apoio da Pilot Pen.

Horários: 11h, 14h30 e 16h30 Duração: 50 minutos cada sessão Atividade presencial Senhas disponíveis para retirada na recepção 1h antes de cada atividade (vagas limitadas) Endereço: Av. Paulista, 52 Classificação indicativa: livre. Grátis

Casa das Rosas
Presepe: História de Natal Sarau presencial e on-line Esta apresentação proporcionará um sarau natalino a partir de contos, poemas e canções. Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Mário Quintana e Manuel Bandeira passeiam pelo presépio de acordes e palavras deste natal brasileiro. Nesta atividade, o grupo Canto Livro será formado por Jean Garfunkel (voz e violão), Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) e a Juliana Rizzo (voz e narração).

Horário: das 14h às 15h. Evento presencial no Jardim do Museu sem necessidade de inscrição prévia Endereço: Av. Paulista, 37 A atividade também será transmitida pelo canal de YouTube da Casa das Rosas Classificação indicativa: livre. Grátis

MASP
Oficina da Comuna. Atividade presencial. Inspirada pela estética dos burgos medievais e paisagens da cidade de São Paulo, a oficina ministrada pelo coletivo Revistacomando propõe um exercício de criação a partir de um jogo de matrizes xilográficas, unindo elementos das cidades modernas e antigas. Os participantes irão compor sua própria comuna (termo utilizado na Idade Média para as cidades que conquistaram a emancipação do seu território), utilizando um conjunto de peças modulares que possibilitam uma infinidade de cenários na impressão de xilogravuras – elas poderão ser levadas para casa ao final da atividade.

Horário: das 10h30 às 16h30. Oficina presencial: é necessário retirar uma pulseira de identificação na recepção do MASP, atividade por ordem de chegada. Endereço: Av. Paulista, 1578 Classificação indicativa: livre. Grátis. O MASP terá entrada gratuita durante todo o domingo, 12.12, das 10h às 18h (entrada até às 17h30) mediante agendamento online pelo link masp.org.br/ingressos.

Brasil

Taxa de desmatamento no Cerrado cai pela primeira vez em 4 anos

Por

Dados são do sistema Deter, do Inpe, e foram anunciados pela ministra Marina Silva

Joédson Alves/Agência Brasil

Os alertas de desmatamento no Cerrado caíram pela primeira vez desde 2020 no primeiro semestre deste ano. As informações são do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e foram divulgadas nesta quarta-feira pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A área total desmatada de janeiro a junho de 2024 foi de 3.724 quilômetros quadrados. Esse índice vinha numa tendência de alta desde 2020, atingindo o ápice no primeiro semestre de 2023 – 4.395 – já durante a gestão do governo Lula. De 2023 a 2024, a a redução computada foi de 15%.

A ministra Marina Silva afirmou que os dados são um resultado do plano de combate ao desmatamento lançado em novembro do ano passado e da articulação do governo feita junto aos governadores da região. Em março, ela participou junto com outros ministros de uma reunião com os chefes dos Estados para tratar sobre estratégias de prevenir a devastação no Palácio do Planalto.

O corte da flora no Cerrado ocorre sobretudo nos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – área conhecida como Matopiba – e em mais de 40% dos casos tinha autorização dos governos estaduais.

“Esse é o primeiro número de redução consistente no cerrado, enquanto se consolida a tendência de queda no desmatamento da Amazônia”, disse o secretário-executivo da pasta, João Paulo Capobianco.

Considerados os maiores biomas do país, o Cerrado e a Amazônia somam mais de 85% da área desmatada no último ano, segundo estudo do MapBiomas. Em 2023, Cerrado superou pela primeira vez a Amazônia no tamanho de área desmatada – 1,11 milhão de hectares de vegetação nativa perdidos, o que equivalia a 68% de alta em comparação com 2022.

Os alertas de desmatamento na Amazônia tiveram uma queda de 38% no primeiro semestre em comparação com 2023. Foram 1.639 quilômetros quadrados de área derrubada – o menor índice em sete anos.

Agência o Globo

Continuar Lendo

Brasil

Deputados apresentam texto de regulamentação da reforma tributária nesta quinta

Por

Carnes na cesta básica, armas e carros elétricos no imposto seletivo ainda são dúvida

 

Plenário da Câmara dos Deputados durante a promulgação da reforma tributária ( Roque de Sá/Agência Senado)

 

Os deputados do grupo de trabalho da Reforma Tributária apresentam nesta quinta-feira, a partir das 10h, o parecer do primeiro projeto de lei que regulamentará a reforma tributária. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira que a votação do texto em plenário deve ocorrer na próxima semana.

Entre os pontos polêmicos com expectativa de acréscimo ao relatório estão: a inclusão das carnes na cesta básica, além da inclusão no imposto seletivo de itens como armas, carros elétricos e jogos de azar.

Lira indicou dificuldades para a inclusão da carne in natura na cesta básica de alimentos, com alíquota zero, como defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendido pelos deputados do GT. O presidente da Casa argumentou que a inclusão pode gerar impacto na alíquota padrão de referência. O Ministério da Fazenda previa que a taxa poderia subir de 26,5% para 27% com a adição.

“Nunca houve proteína na cesta básica. Mas, temos que ver quanto essa inclusão vai impactar na alíquota que todo mundo vai pagar”, afirmou Lira.

Para os parlamentares, porém, o aumento de itens no imposto seletivo poderá compensar a perda de carga tributária e garantir uma alíquota mais baixa. Os deputados chegam a prever um imposto de até 25%, a partir de 2033, quando todos os cinco impostos sobre consumo serão extintos.

Entenda o contexto

O primeiro texto da regulamentação da Reforma Tributária detalha a implementação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que juntos formaram o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). O tributo vai substituir cinco impostos que recaem sobre consumo hoje: PIS, Cofins, IPI, ICMS, ISS.

O atual texto de regulamentação da reforma tributária prevê que diferentes itens tenham a mesma alíquota padrão de imposto, como armas, munições, fraldas infantis, perfumes e roupas. Nenhum dos ítens estão na alíquota reduzida ou em regimes especiais. A proposta de regulamentação, porém, ainda será modificada por deputados do grupo de trabalho da Reforma Tributária.

O segundo texto, que deve ser apresentado nesta quinta-feira ao presidente Lira, trará os detalhes do funcionamento do Comitê Gestor, órgão que irá recolher e redistribuir o IBS a estados e municípios.

O IVA vai incidir no momento de cada compra, a chamada cobrança no destino. Hoje, os impostos recaem sobre os produtos na origem, ou seja, desde a fabricação até a venda final. Essa modalidade leva a um acúmulo das taxas ao longo da cadeia produtiva, deixando o produto mais caro.

O valor padrão do IVA ainda será definido e deve ser descoberto apenas um ano antes de cada etapa de transição. A transição entre sistemas começa em 2026, com a cobrança de apenas 1% de IVA. O valor vai aumentando ao longo dos anos seguintes, até chegar em 2033, quando todos os impostos sobre consumo serão extintos, e sobrará apenas o IVA. O valor cheio será definido em resolução do Senado Federal, que também determinará qual parcela cada ao CBS e qual será de IBS.

Agência o Globo

Continuar Lendo

Brasil

Haddad anuncia cortes de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

Por

Ministro diz que determinação de Lula é cumprir arcabouço fiscal

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista após reunião na residência oficial da presidência do Senado em Brasília, em 25/05/2023 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (3), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, que o governo prepara um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias que abrangem diversos ministérios, para o projeto de lei orçamentária de 2025, que será apresentado em agosto ao Congresso Nacional. O corte ainda poderá ser parcialmente antecipado em contingenciamentos e bloqueios no orçamento deste ano.

“Nós já identificamos e o presidente autorizou levar à frente, [o valor de] R$ 25,9 bilhões de despesas obrigatórias, que vão ser cortadas depois que os ministérios afetados sejam comunicados do limite que vai ser dado para a elaboração do Orçamento 2025. Isso foi feito com as equipes dos ministérios, isso não é um número arbitrário. É um número que foi levantado, linha a linha do orçamento, daquilo que não se coaduna com os programas sociais que foram criados, para o ano que vem”, disse o ministro em declaração a jornalistas após a reunião.

O levantamento dos programas e benefícios que serão cortados foi realizado desde março entre as equipes dos ministérios da área fim e as pastas do Planejamento e da Fazenda. Além disso, bloqueios e contingenciamentos do orçamento atual serão anunciados ainda este mês, “que serão suficientes para o cumprimento do arcabouço fiscal”, reforçou o ministro.

Essas informações serão detalhadas na apresentação do próximo Relatório de Despesas e Receitas, no dia 22 de julho. “Isso [bloqueio] está definido, vamos ter a ordem de grandeza nos próximos dias, assim que a Receita Federal terminar seu trabalho”.

Haddad reforçou que o governo está empenhado, “a todo custo”, em cumprir os limites da lei que criou o arcabouço fiscal.

“A primeira coisa que o presidente determinou é que cumpra-se o arcabouço fiscal. Essa lei complementar foi aprovada no ano passado, a iniciativa foi do governo, com a participação de todos os ministros. Portanto, não se discute isso. Inclusive, ela se integra à Lei de Responsabilidade Fiscal. São leis que regulam as finanças públicas do Brasil e elas serão cumpridas”, destacou o ministro da Fazenda.

A declarações de Fernando Haddad ocorrem um dia depois de o dólar disparar frente ao real, na maior alta em cerca de um ano e meio, no contexto de alta das taxas de juros nos Estados Unidos e também das críticas recentes do presidente brasileiro ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ao longo desta quarta, com novas manifestações de Haddad e do próprio presidente Lula, houve uma redução do nervosismo no mercado financeiro e o dólar baixou para R$ 5,56, revertendo uma cotação que chegou a encostar em R$ 5,70 no pregão anterior.

Agência Brasil

Continuar Lendo

Trending

Avenida Agamenon Magalhães, 444
Empresarial Difusora – sala 710
Caruaru – PE

Redação: (81) 2103-4296
WhatsApp: (81) 99885-4524
jornalismo@agrestehoje.com.br

comercial@agrestehoje.com.br

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados